quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O processo migratório no extremo oeste do Estado do Paraná


O processo de colonização se efetivou a partir da década de 1940, momento em que o Estado desenvolveu políticas de estímulo à ocupação da porção ocidental do País. Para tanto, terras localizadas no oeste do Estado do Paraná foram concedidas à empresas colonizadoras com sede no Estado do Rio Grande do Sul, local onde imigrantes chegados ao Brasil durante o século XIX conviviam com problemas de redução da fertilidade do solo devido a intensa exploração agrícola, e diminuição do tamanho das propriedades a partir das partilha dos lotes coloniais por herança.
Uma das empresas colonizadoras foi a Industrial Madeireira Colonizadora S/A - Maripá- que iniciou o processo de colonização do local onde em 1960 foi implantado oficialmente o Município de Marechal Cândido Rondon.
A área onde se localiza o Município de Marechal Cândido Rondon foi dividida em lotes coloniais cada um com 2,42 hectares ou 24.200 metros quadrados de terra. Houve, quando da divisão destes lotes, uma preocupação tanto em contemplar cada um dos lotes com parte de cursos d’água, como em interligar todos os lotes às sedes ou vilas, mesmo que em precárias vias.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário